Meus antepassados dos povos originários do Brasil

Nem só de europeus “vive” minha árvore genealógica. Meses atrás, dando mais umas pesquisadas na minha árvore no site FamilySearch finalmente achei meus ascendentes indígenas.

Distantes na 19ª geração, porém, creio que acharei ainda mais próximos — do meu avô paterno, ao qual ainda tenho pouquíssimas informações.

O meu antepassado indígena é o conhecido Cacique Piquerobi (c.1480-1562), da tribo dos Guayaná dos Hururahy. Ele era filho do Cacique Amyipaguana e sua mãe era NN Tibiriçá.

Piquerobi era irmão do famoso Tibiriçá, que se aliou aos portugueses e, anos depois, traindo sua gente, matou Piquerobi, quando Piquerobi tentou atacar os portugueses na Guerra de Piratininga.

Meu ramo segue com o também famoso português Antônio Rodrigues, o “Língua de Terra”, que chegou no Brasil em 1514 e se casou com uma filha de Piquerobi por volta de 1520. Segue a lista dos ascendentes a partir dele até minha avó Rute Campos da Silva Borba:

Antônio Fernandes e Antônia Rodrigues

Marcos Fernandes e Maria Affonso

João Missel Gigante e Isabel Gonçalves

Domingos da Silva e Maria Ribeiro de Alvarenga

Pedro Nunes de Pontes e Inês Domingues Ribeiro

Antônio Furtado de Alvarenga e Sebastiana Domingues de Pontes

Cap. Miguel de Eyró e Inês Domingues de Pontes

João Rodrigues de Eyró e Teresa Henriques

Tomás de Aquino e Joana Rodrigues de Eyró

Fernando José de Aquino e Joaquina Rosa de Jesus

Thomaz Fernandes de Aquino e Maria Francisca Roza (5º avós)

Manoel Fernandes de Aquino e Anna Maria Teixeira (4º avós)

José Campos da Silva e Maria Euphrazia de Aquino (3º avós)

Germano Campos da Silva e Custódia Silvéria da Silva (bisavós)

Pedro Borba e Rute Campos da Silva Borba (avó)

Na imagem, um quadro chamado “Um Rosto Para Piquerobi”, já que a única imagem que existia anteriormente, era feita com traços europeus, este quadro foi pintado há alguns anos em homenagem ao homem que também deu nome a uma cidade do oeste paulista e tentou lutar contra a invasão portuguesa.

Tags: ,

Uma resposta to “Meus antepassados dos povos originários do Brasil”

  1. João Dias de Arzão, meu antepassado | O Menino que não Machuca Says:

    […] notar que através do João Dias de Arzão também se chega num antepassado ao qual já tinha encontrado por outro ramo familiar, o famoso líder indígena Piquerobi (irmão do famoso Tibiriçá, que se aliou aos portugueses e, […]

Deixe um comentário