Archive for 4 de abril de 2009

Goethe e Shakespeare

abril 4, 2009

quinta-feira (02), após terminar o delicioso (e confuso, no que diz respeito ao número de personagens) Sonho de uma Noite de Verão (A Midsummer-Night´s Dream – 1590), de William Shakespeare, comecei uma das maiores tragédias da literatura, com o profundo Os Sofrimentos do Jovem Werther (Die Leiden des jungen Werther – 1774), de Johann Wolfgang von Goethe, o qual terminei no dia seguinte, sexta-feira (03 de abril). o livro é auto-biográfico, apesar do fato em si (os tais sofrimentos) serem de um conhecido de Goethe, Karl Jerusalem (teve o mesmo fim do personagem Werther). mas, Goethe era mesmo apaixonado por uma mulher compromissado, como seu personagem, o que, no fim, resultou numa excelente mistura de realidade com ficção. Aqui, baixas a versão virtual para leitura. Ah, a versão (em livro) da L&PM é comentada, o que agrega um valor maior ainda à obra, na minha opinião.

Conta-se que a pedra de Bolonha, quando exposta ao sol, furta-lhe os raios e fica por algum tempo luminosa durante a noite. Pareceu-me haver acontecido o mesmo , com o meu criado. Só o pensar que os olhos de Carlota tinham pousado em seu rosto, nas suas faces, nos botões da sua libré, no seu colete, fez com que Ele se tornasse para mim tão precioso, tão sagrado! Naquele momento, eu não daria o meu criado por 1000 escudos. Eu me sentia tão feliz junto dele! (pag. 63, de Os Sofrimentos do Jovem Werther)

werther_color-798085

o personagem Werther e sua famosa vestimenta (que era a mesma de Jerusalem, inspirador de Werther), imitada pelos jovens românticos da época